ForGrad Nordeste

banner forgrad

FORGRAD Nordeste 2018: Avaliação do Ensino Superior Brasileiro, com ampla discussão sobre as Políticas Nacional e Regional relacionadas.

O Fórum de Graduação do Nordeste é um evento de forte tradição e que visa discutir a Política de Graduação no Brasil, no cenário contemporâneo, permeado por diretrizes, dimensões, perspectivas e realidades institucionais muito variados. Ressalta-se a relevância da discussão coletiva e articulada das IES no Brasil para melhorar a articulação com os tomadores de decisão. O Maranhão através da Universidade Estadual do Maranhão e instituições parceiras sediará esse importante evento no período de 4 e 5 de junho de 2018, motivados pelo fortalecimento das instituições desse Estado e de toda a região em Avaliação do Ensino Superior brasileiro.

O objetivo do FORGRAD Nordeste é reunir os Pró-Reitores de Graduação e/ou órgãos equivalentes de todas as redes de ensino da região para tratar das diretrizes da Avaliação do Ensino Superior no Brasil.

O publico alvo será reitores, pró-reitores, equipe de gestão das pró-reitorias de graduação do Brasil especialmente da região  nordeste e gestores das IES.

Para inscrever-se, clique aqui

Confira a programação dos dois dias de evento:

Programação Dia 04
Horário Atividade
8:00h CredenciamentoBoas vindas: “Apresentação cultural”Abertura: Presença dos Reitores das IES parceiras,

Presidência do Forgrad Nacional, Coordenadora e Vice Coordenador Regional.

9:30h

Mesa Redonda – Avaliação do Ensino SuperiorComponentes: Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto – Reitor da Universidade do Rio Grande do Norte e representante da ABRUEM;Profa. Ma. Fabiana Mendes Lobato – Presidente da CPA da UNICEUMA;

Mediadora: Profa. Dra. Andréa Araújo do Carmo – UEMA

Debatedores: Representantes das IES por região.

11:30h Painel: NDES nas IES brasileirasPalestrantes:Profa. Ma. Aline Mendonça da Silva – Pró-Reitora de Graduação – UNICEUMA;Prof. Dr. Daniel Fils Puig – UFSB;

Profa. Dra. Joseneide Teixeira Câmara – CESC/UEMA

Prof. Dr. Rogério Moreira Lima Silva  – CCT/UEMA

Mediadora: Profa. Ma. Kedma Madalena Gonçalves Garcez – DAAE/UEMA

13:00 às 14:00h Intervalo
14:00h Palestra: “As DCNs frente a política de Formação de ProfessoresPalestrante: Profa. Dra. Elisabete Duarte da Oliveira –IFAL.
15:00h Mesa Redonda – PIBID e Residência Pedagógica Componentes: Profa. Dra. Quésia Duarte da Silva – UEMA;Profa. Dra. Lídia dos Santos Pereira Martins – UEMA;

Prof. Dr. Acildo Leite da Silva – UFMA.

Mediadora: Profa. Dra. Maria Goretti C. de Carvalho – UEMA

17:00h

Mesa Redonda – Avaliação no Ensino Superior: o (não) envolvimento de docentes e discentes no ENADE.Componentes: Prof. Me. Nehemias Bandeira – curso de Administração da UNICEUMA;Profa.Ma. Adriana Mendonça da Silva – curso de Administração da UNICEUMA;

Prof. Me. Arnaldo Vieira Sousa – UNDB;

Prof. Me. Fábio Santos Carvalho – UNDB.

Mediadora: Profa. Ma. Marineis Merçon – UNDB.