Programa de Pós-graduação em Letras (Curso de mestrado) sobe para conceito 4

Letras Banner Mestrado

A Universidade Estadual do Maranhão obteve excelente resultado na avaliação quadrienal (2017 – 2020) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Entre os programas que obtiveram elevação de conceito está o Programa de Pós-graduação em Letras (Curso de mestrado), que elevou o conceito para 4.

“Muito importante, porque essa é nossa primeira avaliação e não é fácil subir de conceito nessa avaliação. Importante por várias razões. Quando um programa sobe de conceito ele tem maior capacidade de captação de recursos junto às instituições de fomento e o principal é poder ofertar um doutorado. Isso quer dizer que o processo, a condição da gestão está correta, o planejamento de fato funcionou e agora temos uma abertura de possibilidades maior de ingresso de estudantes, não só do Maranhão, mas de outras partes do país”, disse o Coordenador do Programa, Prof. Dr. José Henrique de Paula Borralho.

O Programa de Pós-graduação em Letras tem como público-alvo graduados em Letras e em áreas do conhecimento que tenham afinidade com a temática central da área de concentração, considerando as respectivas linhas de pesquisa, quais sejam: Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

Sobre a Avaliação Quadrienal

Os resultados da avaliação periódica de programas de pós-graduação são expressos em notas, numa escala de 1 a 7, que são atribuídas ao Programa após análise dos indicadores referentes ao período avaliado. Esta análise é conduzida nas comissões de área de avaliação e, posteriormente, no CTC-ES, que homologa os resultados finais. São estes resultados que fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento no período subsequente.

O processo de avaliação da Capes envolve uma série de etapas anteriores à atribuição de notas, que passam pelas informações recolhidas anualmente pelo órgão. Nessa última avaliação, estiveram envolvidos 1.550 consultores do Brasil todo, pertencentes a diferentes instituições e áreas de conhecimento. Eles analisaram os 4.175 programas de pós-graduação que estão em funcionamento hoje e que já tiveram pelo menos uma turma formada.

Texto: Paula Lima