Aulas inaugurais das novas turmas do programa via PARFOR/EQUIDADE: LICIENCIATURA EM EDUCAÇÃO QUILOMBOLA (LIEQ)
Por PROG Pró-Reitoria de Graduação em 24 de outubro de 2024
No dia 11 de outubro (sexta-feira), a Unidade Integrada de Educação Escolar Indígena Zemu’e Haw Mainumy Zu, localizada na Aldeia Piçarra Preta (município de Bom Jardim-MA), sediou a aula inaugural da Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena (LIEBI) – Ciências Humanas.
Estiveram presentes no primeiro dia de aula do curso que formará professores indígenas, 30 alunos das etnias Caapó e Guajajaras.
- Maria JoseGuajajara, diretora da escola da aldeia Tabocal, relatou sua formação como professora em uma turma na cidade, na qual foi a única indígena e que neste momento os parentes indígenas poderão em família se tornarem professores.
- O coordenador indígena do programa salientou a importância do percurso que vem sendo trilhado pelos povos originários da TI, que conta hoje com parentes com o título de mestre, que se especializaram e ainda um dos formados pela Uema hoje representa os povos indígenas como vereador.
- A professora da Uema e coordenadora do programa Quilombola pelo PARFOR-UEMA, profa.Tatiana lembrou que desde 2022 os indígenas não precisam mais irem à cidade para sua formação superior, é a Uema cumprindo com seu papel de ofertar a formação à todos os cidadãos do Maranhão, indistintamente.
- Profa Dra. Marivânia Furtado, primeira coordenadora geral do Proetnos-Uema e do PARFOR-UEMA, falou que está feliz por estar mais uma vez iniciando uma turma de formação de professores e professoras indígenas que formarão seu próprio povo no ensino fundamental, sem depender de fora de suas terras. Ela relembrou o percurso de ensino indígena que desde 1992 passou da visão integralista, que levava às aldeias o mesmo ensino dos outros não indígenas que deseja integrar os povos originários à vida de fiora das TIs até o que hoje se inicia, formação de professores indígenas, incluso nos saberes da cultura desses povos, que formarão seus filhos, se depender dos não indígenas.
- A Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Monica Piccolo salientou que os recursos deste projeto são federais, mas que foi pela excelência e qualidade do projeto elaborado pela equipe da Uema, coordenados pela Profas. Marivânia, Milena, Cláudio Eduardo Castro e Tatiana. Salientou o difícil percurso a se trilhar até formação, mas que os discentes que iniciam o curso mantenham-se firmes para possam ser serem os professores de seu povo.
- A Profa. Dra. Monica Piccolo salientou a importância deste curso, por ser a primeira formação superior indígena dentro da Terra Indígena, uma vez que as outras são majoritariamente nos campi da Uema com algumas inserções nos Territórios.