Uema realiza primeiro dia do I Fórum dos Bacharelados


Por em 2 de setembro de 2025




A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prog), realizou nesta segunda-feira (1º) a abertura do I Fórum dos Bacharelados. O evento, que segue até esta terça-feira (2), acontece em formato híbrido, presencialmente, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), no Campus Paulo VI, e online, por meio de transmissão ao vivo.

Com o tema “A inserção curricular da extensão nos Cursos de Bacharelado: Experiências e desafios”, o fórum tem como objetivo discutir os desafios para o atendimento da política nacional de curricularização da extensão nos cursos de bacharelado, apresentando proposições para sua aplicação nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).

Na solenidade de abertura, o reitor da Uema ressaltou que o fórum é um espaço estratégico para fortalecer a universidade e alinhar diretrizes comuns. “Esse é um tema que já vem sendo discutido em outros espaços, mas que precisa estar em pauta. Reunir a comunidade acadêmica para tratar desse assunto é uma oportunidade de consolidar diretrizes e gerar novas possibilidades para os cursos da nossa universidade”, afirmou.

A pró-reitora de Graduação, professora Mônica Piccolo, enfatizou que o evento representa um momento de troca e construção coletiva. “O processo de curricularização da extensão é hoje uma demanda necessária. Precisamos encontrar caminhos, processos e meios para que a extensão seja definitivamente inserida nos currículos. Este é um momento de troca, em que vamos trazer as discussões já realizadas em outros espaços e tratar das especificidades dos cursos”, destacou.

A solenidade de abertura contou ainda com a presença da representante do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, Sônia Mugschz, da pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, professora Ilka Serra, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Cheche, e da Coordenadora Geral do Programa Ensinar da Uema, Maria Goretti Cavalcante.

Na programação da manhã, a professora Ruth Elias de Paula Laranja, da Universidade de Brasília (UnB), ministrou a palestra de abertura sobre “Curricularização da extensão nos Cursos de Bacharelado: diretrizes, experiências e desafios”.

Já no turno da tarde, as atividades iniciaram com a mesa-redonda “Curricularização da extensão nos bacharelados: relatos de experiências”, com a participação dos professores Cleiton Lourenço de Oliveira (UFLA), Sandra Maria Antunes Nogueira (UFOP/Escola de Minas) e Maria Margareth Ferreira Tavares (UNCISAL), sob mediação do professor Thiago Anchieta de Melo, coordenador de Extensão da Proexae/Uema.

Na sequência, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da Uema, professora Ilka Serra, apresentou a palestra “A Extensão Universitária na Uema: avanços e perspectivas”, coordenada pela professora Karina Biondi, da Divisão de Avaliação de Projetos Pedagógicos (DAPP), da Prog.

O primeiro dia de evento contou ainda com a participação de diretores de campus, de centro, de cursos, além de professores, gestores e convidados externos.

O fórum segue nesta terça-feira (2) com mesas-redondas, momentos de planejamento e apresentação de proposições elaboradas pelos centros, campi e programas especiais da Uema.



Últimas Postagens