A Jornada de Lucas Guajajara, o Primeiro Formando em Engenharia Civil da Terra Indígena Rio Pindaré
Por PROG Pró-Reitoria de Graduação em 13 de novembro de 2024
Lucas Guajajara da Silva, estudante de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no campus Bacabal, conta um feito inédito: ser o primeiro engenheiro civil formado de sua comunidade, na aldeia Januária, localizada na Terra Indígena Rio Pindaré , em Bom Jardim.
Para Lucas, sua trajetória no curso foi marcada por desafios, especialmente pelo choque cultural enfrentado ao deixar a aldeia e ingressar em um ambiente urbano e acadêmico. “Desde o início, foi um choque cultural. Sair de dentro da comunidade para a cidade não foi fácil. Enfrentei dificuldades, especialmente em relação ao ensino” , conta Lucas. “Embora tenha recebido
uma boa educação na aldeia, foi difícil competir com alunos de escolas de alta qualidade!” Apesar das adversidades, Lucas encontrou apoio entre os professores da universidade, que o auxiliaram na adaptação ao conteúdo acadêmico e no enfrentamento de desafios, incluindo dificuldades financeiras, que ele considera um dos maiores obstáculos durante seu curso.
Recentemente, Lucas defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que abordou a construção sustentável dentro de comunidades indígenas. Para ele, o tema é de extrema importância, pois visa levar conhecimento técnico para sua aldeia, aprimorando-o com os valores e costumes tradicionais de sua cultura. “A ideia é adaptar o que aprendi fora para beneficiar minha comunidade. Pois buscamos sempre o melhor para nossa qualidade de vida. Sempre tivemos o objetivo de sair da aldeia, nos qualificar e retornar com algo que traga melhorias” , explica Lucas. Com a conquista do diploma, Lucas se tornará o primeiro engenheiro civil da história de sua terra indígena, um marco importante não só para ele, mas também para toda a sua comunidade. A realização representa a possibilidade de construir um futuro melhor para a aldeia Januária e servir de inspiração para outros jovens indígenas que buscam unir a sabedoria ancestral ao conhecimento acadêmico.