Uema realiza abertura do I Fórum das Licenciaturas
Por PROG Pró-Reitoria de Graduação em 3 de abril de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prog), realizou na manhã de hoje (03), no auditório da UemaNet, a abertura do I Fórum das Licenciaturas.
Com o tema “Curricularização da extensão nos cursos de licenciatura da Uema: desafios e caminhos possíveis”, o evento tem como objetivo discutir as diretrizes da Política Nacional de Curricularização da Extensão, analisando os caminhos construídos e os desafios para sua implementação nos cursos de licenciatura.
Durante o evento, foram debatidas as novas diretrizes para formação de professores, com foco na curricularização da extensão, seus desafios e caminhos possíveis.
O reitor da Uema, Walter Canales, destacou a importância do evento. “Este é um momento de debate muito relevante, no qual todas as licenciaturas estão dialogando sobre a curricularização da extensão. As discussões geradas aqui serão fundamentais para a consolidação e melhoria dos nossos cursos de licenciatura. Meus parabéns à Prog pela iniciativa”, afirmou o reitor.
A pró-reitora de Graduação da Uema, Monica Piccolo, ressaltou que o Fórum é uma oportunidade para refletir sobre a prática docente. “Identificamos a urgência de uma reflexão mais aprofundada sobre o processo de curricularização da extensão. Por isso, escolhemos este tema para que possamos pensar e refletir, tanto teórica quanto metodologicamente, sobre nossa prática docente. Toda a programação foi elaborada para abordarmos os desafios da implementação da curricularização da extensão. É um processo no qual ainda temos muito a aprender, mas apenas por meio de um diálogo plural seremos capazes de construir uma universidade cada vez mais sólida, comprometida com a produção de conhecimento capaz de transformar a realidade do Maranhão”, enfatizou a professora.
A vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/MA), Mari-Silva Maia da Silva, ressaltou a relevância da extensão para a formação acadêmica e para a sociedade. “A extensão é um tema de extrema importância, pois discutir a extensão significa discutir nossa concepção de universidade. Falar sobre a universidade que desejamos também implica refletir sobre as transformações na sociedade, e isso passa diretamente pela extensão, que exerce um papel fundamental na formação universitária”, destacou a vice-presidente do CEE/MA.
A palestra de abertura foi proferida pela professora Dra. Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, da Universidade de Brasília (UnB), com o tema “Os (des)caminhos da política de formação docente no Brasil contemporâneo”. Durante sua apresentação, a professora abordou as perspectivas para a formação de professores e as principais ações que materializam as políticas públicas de formação no Brasil.
Também participaram da abertura do evento o vice-reitor da Uema, Paulo Catunda; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Chehe; a pró-reitora de Extensão, Ilka Serra; a diretora-geral do Programa Ensinar, Maria Goretti Cavalcante; a diretora do CECEN, Regina Célia Pereira; e a representante do Fórum Estadual de Educação, Heloísa Varão.
O evento será realizado até esta sexta-feira (04) e contará com palestras, mesas-redondas e um momento dedicado ao planejamento e às proposições de cada centro/campus.
Por: Polyanna Bittencourt
Fotos: Rafael Carvalho