Primeiro dia do V SEMEP reúne estudantes e profissionais em debates sobre estágio e formação profissional
Por PROG Pró-Reitoria de Graduação em 3 de setembro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prog), realizou nesta quarta-feira (3) o primeiro dia do V Seminário de Estágio e Formação Profissional (SEMEP), no auditório do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), no Campus Paulo VI, com transmissão ao vivo pela internet.
Com o tema “Estágio: Transformando Conhecimento em Experiência”, o evento abriu espaço para reflexões sobre a importância do estágio na formação acadêmica e profissional.
Durante a solenidade de abertura, o vice-reitor da Uema, Paulo Catunda, destacou a relevância do estágio no processo formativo. “O estágio é um instrumento fundamental de integração entre a universidade e os diversos espaços de atuação profissional. Essa vivência contribui para consolidar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Um evento como o SEMEP é de extrema importância porque valoriza essa etapa e contribui assim para a formação profissional.”
A pró-reitora de Graduação, Monica Piccolo, também ressaltou a importância do evento. “O SEMEP representa um momento singular para refletirmos sobre os encaminhamentos do estágio na universidade. Nossa expectativa é que esses dois dias de programação promovam aprendizado, inovação e trocas que qualifiquem ainda mais a formação dos nossos alunos.”
Já a chefe da Divisão de Estágio e Monitoria (DEM/Prog), Thayanne Ferreira, enfatizou o papel do seminário para a formação profissional. “O SEMEP é um espaço que reconhece a importância do estágio como parte essencial do percurso acadêmico. São momentos que permitem debater desafios, compartilhar vivências e apontar caminhos para que os estudantes estejam cada vez mais preparados para o mercado de trabalho.”
Estiveram presentes ainda na solenidade de abertura o pró-reitor de Planejamento e Administração (Proplad), Thiago Cardoso, e o pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep), Rômulo Travassos.
A palestra de abertura, “A Influência das Redes Sociais na Saúde Mental e no Desenvolvimento Profissional”, foi ministrada por Ana Sanyele Souza, representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MA). Em seguida, o defensor público do Estado do Maranhão, Victor Lima de Sousa, apresentou a palestra “Direitos e Deveres do Estagiário”.
No período da tarde, a programação seguiu com palestras voltadas a diferentes áreas de formação e a apresentação dos relatos de estágio, que proporcionaram a troca de experiências entre estudantes de bacharelados, licenciaturas e cursos da saúde.
Os participantes também concorreram a sorteio de brindes ao longo dos intervalos das atividades.
A programação segue nesta quinta-feira (4), com palestras, rodas de conversa, dinâmicas e a aguardada Feira de Estágio, que reunirá como parceiras as seguintes instituições: Agência Brasileira de Estágio (ABRE Agente de Integração), Emprega Master, Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão (IEL/MA), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Super Estágios, Instituto Brasileiro de Estágio e Trabalho (ISBET), Vale, Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Grupo Mateus, Solar Coca-Cola, Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESPMA), Colégio Menino Jesus, Clube de Engenharia do Maranhão e Rofe Distribuidora.