Uema participa do XIV Encontro Nacional de Procuradores Educacionais, Recenseadores e Auxiliares Institucionais
Por PROG Pró-Reitoria de Graduação em 23 de setembro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está participando do XIV Encontro Nacional de Procuradores Educacionais, Recenseadores e Auxiliares Institucionais das Instituições Públicas de Educação Superior (ENPI-IPES), que acontece entre os dias 23 e 25 de setembro de 2025, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.
Representam a instituição no evento o professor doutor Paulo Flexa, Assessor de Avaliação Institucional da Uema; Luzinete Lopes, procuradora institucional da Uema junto ao INEP e coordenadora de Ensino e Graduação da universidade; e Daniele Castro, Assistente institucional da Uema junto ao INEP.
Organizado pela Comissão Gestora do Colégio de Procuradores Institucionais (COPI-IPES), em parceria com a UFJF, o encontro reúne gestores, procuradores e técnicos das Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) de todo o país, promovendo debates e formações sobre regulação, avaliação, censo e boas práticas na gestão acadêmica e institucional.
A programação inclui mesas temáticas, relatos de experiência e painéis técnicos que abordam temas como:
– Processos regulatórios de cursos e instituições para a oferta de educação a distância no novo marco regulatório (Decreto nº 12.456/2025);
– Censo da Educação Superior, com foco em atualização e monitoramento da coleta de dados;
– Avaliação in loco de cursos e instituições e a importância da apresentação documental;
– Qualidade de dados no Sistec e técnicas de verificação e consistência;
-Boas práticas relacionadas ao Enade e processos regulatórios de reconhecimento de cursos;
-Estruturas de avaliação em universidades federais, como os modelos desenvolvidos pela UFJF e UFRGS.
O evento encerra no dia 25 de setembro, com a plenária final e a elaboração da Carta de Juiz de Fora, documento que consolida as principais discussões e propostas, além da definição da sede do XV ENPI-IPES.
A presença de representantes da Uema fortalece a atuação institucional no cenário nacional da educação superior, promovendo a articulação direta com o INEP e a atualização sobre normativas e práticas de regulação e avaliação. Para os representantes da universidade, o encontro contribui diretamente para o aprimoramento dos processos internos da Uema, além de reforçar o compromisso da instituição com as exigências nacionais de qualidade e transparência na gestão acadêmica.