Medicina – Caxias

Medicina (Código – 71689)

Modalidade: Presencial 

Grau: Bacharelado

Ato de Criação:  Resolução n. 302/2002 – CONSUN/UEMA

Integralização: Mínimo: 6 anos (12 períodos) e Máximo: 9 anos (18 períodos) para finalização do Curso

Vagas: 35 – Edital do PAES 2025

Turno: Integral

Carga horária mínima MEC:

Carga horária do curso:

Conceito Enade: 

Informações: (98) 2016-8174

Projeto Pedagógico do Curso –  vigência 2018 (atual)

Perfil: A concepção pedagógica do curso de Medicina da UEMA tem sua base epistemológica fundamentada nos quatro pilares principais a seguir, que representam os principais desafios da educação médica na atualidade:
Pilar 1: A responsabilidade social da escola médica e as atuais transformações nos modelos de atenção à saúde;
Pilar 2: O aumento exponencial do conhecimento biomédico;
Pilar 3: O surgimento de tecnologias que permitem acesso ao conhecimento biomédico;
Pilar 4: O papel fundamental das demais profissões de saúde e do paciente, que a cada dia tem mais acesso às informações, na tomada de decisões na atenção à saúde.
Nesse sentido, cada pilar orienta um aspecto do projeto pedagógico do curso, que deverá, em última análise, dar sustentação de maneira integrada.
O curso de Medicina da UEMA visa, assim, a formação de profissionais de saúde comprometidos com uma assistência integral ao indivíduo, à família e à comunidade. Partindo da concepção de ensino que não se limite à transmissão de conhecimento, mas que, também, desenvolva habilidades e atitudes éticas, o curso busca promover o ensino médico que rompa com o secular modelo hospitalocêntrico e incorpore, nas experiências de formação, o ensino baseado na comunidade, como principal cenário de ensino-aprendizagem.
O curso utiliza metodologias ativas de aprendizagem que tem por característica proporcionar o melhor desenvolvimento do conhecimento (aprender a aprender) e das habilidades e de atitudes (aprender a fazer e a ser), e, também, para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a excelência nas ações de saúde.