Educação Física – Licenciatura

Educação Física (Código – 1457113)

Modalidade: Presencial 

Grau: Licenciatura

Ato de Criação:  Resolução nº 894/2015 – CONSUN/UEMA

Integralização: Mínimo: 4 anos (8 períodos) e Máximo: 6 anos (12 períodos) para finalização do Curso

Vagas: 40

Turno: Noturno (e sábado pela manhã)

Carga horária mínima MEC:

Carga horária do curso:

Conceito Enade: 03

Informações: (98) 2016-8189

Projeto Pedagógico do Curso – vigência 2021 (atual)

Projeto Pedagógico do Curso – vigência 2014

Projeto Pedagógico do Curso – vigência 2011

Perfil: O curso de licenciatura em Educação Física da UEMA visa formar professores(as) licenciados(as) em Educação Física, dotados(as) de conhecimentos científicos, técnicos e humanísticos capazes de exercer sua profissão e de analisar realidade social de forma crítica para nela intervir profissionalmente por meios das diferentes manifestações e expressão do movimento humano. Para tanto, o curso busca: incentivar a análise crítica das dimensões político-social, ético-moral, técnico- profissional e científico da área, formando Educadores Físicos e insculpidos de responsabilidade social; propiciar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmica e profissional, fundamentada no rigor científico na reflexão filosófica e na conduta ética; promover aos seus educandos o estudo de atividades motoras com foco nas diferentes manifestações e expressões da cultura do movimento humano; promover aprofundamento de estudos atendendo o interesse do graduando para com o projeto de formação acadêmica profissional; incentivar os docentes para a produção científica na área de educação física, enfatizando pesquisa e extensão e a incorporação da atividade física como elemento da qualidade de vida e da cultura do ser humano; direcionar o desenvolvimento do conhecimento nos diversos campos que compreendem as atividades do profissional em Educação Física, gerando senso crítico dos desenvolvimentos e condução da pesquisa científica; no(a) profissional egresso(a), embasamento conceitual quanto às técnicas e formação científica dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicas da educação física e aqueles advindos das ciências afins orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática; incentivar as atividades de extensão como forma vivenciada da realidade, possibilitando uma integração com a sociedade, revelando a importância teórico-prática, enfatizada nas suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da formação de professores(as) de Educação Física em consonância com as atividades sociais e econômicas consolidadas e em expansão na região.