Jornal da UEMA publica matéria sobre ENADE 2017

Por: Polyanna Bittencourt

ENADE 2017

SAIBA QUAIS IMPLICAÇÕES DA PROVA NA VIDA DO ESTUDANTE

Com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní- sio Teixeira (Inep) realiza, desde 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). É através do Exame que o MEC analisa a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do país.

O Enade, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é um componente curricular obrigatório, assim, o estudante selecionado que não realizar a prova, ficará em situação irregular e não poderá colar grau e receber o diploma. A cada três anos o Enade é aplicado para um determinado grupo de cursos. Para além dessa questão burocrática, o Exame é importante para o estudante, pois quando um curso e sua instituição recebem uma boa avaliação no Enade, o seu diploma é valorizado no mercado de trabalho.

“Assim, a prova constitui mais que uma formalidade, visto que a qualidade do curso, que é mensurada pela pontuação do Enade, pode repercutir no seu futuro profissional”, destaca a Chefe da Divisão de Acompanhamento e Avaliação de Ensino (DAAE) da Pró-Reitoria de Graduação, Kedma Gonçalves Garcez. A prova é, ainda, uma oportunidade para concluinte analisar as competências desenvolvidas durante o curso, ou seja, quais as habilidades essenciais para o cumprimento de suas funções profissionais foram efetivadas.

O Exame é composto por duas etapas. Na primeira, que antecede a prova, o participante deverá preencher um Questionário do Estudante, de caráter obrigatório. A prova corresponde à segunda etapa quando o estudante responderá a um teste com perguntas discursivas e objetivas sobre conhecimentos da sua formação específica e questões da atualidade. Caso o estudante não responda ao questionário, ficará em situação irregular junto ao Enade. “Esse questionário traz uma visão ampla da Universidade na percepção dos estudantes, ao abordar aspectos da organização didático-pedagógica, da infraestrutura e instalações físicas, bem como das oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional oferecidas durante seus cursos”, informa Kedma Garcez.

Neste ano, participarão estudantes que iniciaram o curso em 2017, devidamente matriculados e que tenham de zero a 25% da carga horária do curso cumprida. No entanto, os alunos ingressantes não fazem a prova do Enade, só precisam ser inscritos pelos diretores dos cursos. Os concluintes dos cursos de bacharelado ou licenciatura, que tenham expectativa de conclusão até julho de 2018, participarão do Exame.

CURSOS

Foram convocados para o ENADE os acadêmicos dos seguintes cursos da UEMA: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática, Química, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Música, e Pedagogia. A prova O exame será realizado no dia 26 de novembro, com início às 13h30 (horário de Brasília) e terá 4h de duração.

A PROVA

A prova tem 40 questões, sendo 10 questões de conhecimentos gerais e 30 de formação específica da área, contendo duas partes com questões discursivas e de múltipla escolha.